O que é Viscosuplementação?
Viscosuplementação é o procedimento em que se injeta dentro da articulação do paciente um produto chamado ácido hialurônico. O ácido hialurônico é uma substância (açúcar) que é produzida normalmente pelo corpo através das células do tecido que reveste a articulação (sinóvia). Esta substância é um importante componente do líquido sinovial, o líquido que reveste as articulações, fazendo também parte da estrutura da cartilagem.
O ácido hialurônico tem várias utilidades dentro da articulação e na manutenção da cartilagem, dentre elas podemos citar:
Efeito lubrificante – O ácido hialurônico possui capacidade de retenção de água o que traz seu efeito lubrificante, protegendo contra pressões e impactos com relevância particular nas articulações de suporte de peso.
Efeito anti-inflamatório – O uso do ácido hialurônico diminui a atividade inflamatória articular e leva a melhora da inflamação e da dor.
Efeito condroprotetor – O ácido hialurônico regula a troca de nutrientes entre o líquido sinovial e as células da cartilagem (condrócitos). Quando esta substância se encontra na concentração correta na articulação, melhora a nutrição da cartilagem.
Na artrose de joelho o que ocorre é o espessamento do tecido que reveste a cartilagem (sinóvia) o que leva a produção de um líquido sinovial de pior qualidade e em maior quantidade, porém que lubrifica menos a articulação. Assim o processo da artrose de joelho diminui a qualidade do líquido que reveste o joelho, pela diminuição da presença do ácido hialurônico.
Portanto o que se faz no procedimento chamado de viscosuplementação é realizar a injeção de ácido hialurônico exógeno para melhorar a lubrificação da articulação, diminuir a dor e tentar prevenir a evolução da artrose de joelho. Esse líquido se apresenta no mercado em forma de gel e possui diversas apresentações no mercado que variam entre uma a cinco infiltrações que podem ser realizadas de uma só vez ou repetidas a cada semana, com resultados semelhantes.
Os efeitos da infiltração de ácido hialurônico variam de acordo com a gravidade da doença apresentada. Assim em pacientes com casos iniciais de artrose de joelho é esperado que o efeito da medicação dure entre 6 e 12 meses, podendo ser repetido após passado o efeito da medicação.
Este é um procedimento que é realizado de maneira ambulatorial, ou seja, não precisa internamento hospitalar para sua realização. O paciente após a infiltração é orientado a realizar repouso durante os próximos dias, porém é permitido dirigir, caminhar e subir escadas. O uso de ácido hialurônico é feito predominantemente na articulação do joelho, podendo ser realizado também em outras articulações.